TENDINITE X BURSITE

Tendinite e bursite: como preveni-las

tendinite

Ao contrário do que muitos pensam, a bursite e a tendinite, apesar de mais frequentes em pessoas de meia-idade ou idosas, são males que acometem indivíduos de todas as faixas etárias.  

Movimentar-se de forma repetitiva ou carregar peso em excesso – inclusive em função de atividades cotidianas, como varrer o chão, digitar ao computador ou celular, carregar sacolas de compras, bolsas e mochilas, etc. – ou, ainda, praticar exercícios intensos, com sobrecarga ou mal orientados podem desencadeá-las.
A tendinite é caracterizada pela inflamação dos tendões – espécie de fita fibrosa que conecta os músculos aos ossos. Por sua vez, a bursite é a inflamação das bursas – um tipo de bolsa repleta de líquido sinovial que diminui o atrito articular durante a movimentação, estando presente nas extremidades de ossos como o dos joelhos, quadris, cotovelos, ombros, dentre outros. 

A melhor maneira de evitá-las é conhecer bem o próprio corpo e aprender a se movimentar de forma correta e preventiva. Por exemplo, deve-se evitar carregar sacolas e bolsas muito pesadas. A mochila precisa estar apoiada em ambos os ombros. Quem fala muito ao celular ou envia frequentes mensagens de texto, deve alternar os braços quando segurar o aparelho ao falar e usar as duas mãos para digitar. Exercícios físicos ou atividades esportivas precisam ser bem orientados, aquecendo-se a musculatura antes e executando-se sessões de alongamento antes e depois dos treinos, e evitando-se problemas posturais, sobrecarga ou atrito articular excessivo. Além disso, a ingestão de líquidos – para a preservação das articulações – e pausas a cada hora que se execute tarefas que exijam movimentos repetitivos são imprescindíveis.

O tratamento variará de acordo com as causas e sintomas, podendo incluir a suspensão da atividade desencadeadora do problema, compressas quentes ou frias, imobilização da região afetada, uso de medicamentos, punções e até intervenção cirúrgica. Na presença de inflamação, massagens são sempre contraindicadas. E o mais importante: para um correto diagnóstico e tratamento, um médico deverá ser consultado.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tendinites/Tendinopatias

MÃO E SEUS MOVIMENTOS