ANATOMIA E CINESIOLOGIA DE PUNHO E MÃO
ESTRUTURA E FUNÇÃO DE PUNHO E MÃO
Partes Ósseas
- Punho: radio distal, escafóide, semilunar, piramidal, pisiforme, trapézio, trapezóide, capitato e hamato.
- Mão: 5 metacárpicos e 14 falanges compõem a mão e 5 dígitos.
Articulações do Complexo do Punho e seus Movimentos
- Complexo do punho
O complexo do punho é multiarticular e feito por duas articulações compostas. É biaxial, permitindo flexão (flexão volar), extensão (dorsiflexão), desvio radial (abdução) e desvio ulnar (adução).
- Articulação radiocárpica
Está envolvida por uma cápsula frouxa, porém forte, reforçada por ligamentos também compartilhados com a articulação mediocárpica.
- Articulação mediocárpica
É uma articulação composta entre as duas fileiras de cárpicos. Tem uma cápsula que é também contínua com as articulações intercárpicas.
Os movimentos fisiológicos dos punhos são: flexão, extensão, desvio radial e desvio ulnar.
- Pisiforme
O pisiforme é classificado como um osso do do carpo. Não é parte da articulação do punho, mas funciona como um osso sesamóide no tendão do flexor ulnar do carpo.
- Ligamentos
A estabilidade e alguns movimentos passivos do complexo do punho dependem de numerosos ligamentos: o colateral ulnar e radial, o radiocárpico dorsal e volar (palmar), o ulnocárpico e o intercárpico.
Articulações do Complexo da Mão e seus Movimentos
- Articulações Carpometacárpicas dos dígitos 2 a 5
As articulações são envolvidas numa cavidade articular comum e incluem as articulações de cada metacárpico com a fileira distal de cárpicos e as articulações entre as bases de cada metacárpico.
Os movimentos fisiológicos dos metacárpicos são a flexão (arqueamento) e a extensão (achatamento).
- Articulação capometacárpica do polegar; dígito 1
Essa articulação é uma articulação biaxial em formato de sela (selar) entre o trapézio e a base do 5º metarcápico. Tem uma cápsula frouxa e AM grande, o que permite que o polegar se mova para longe da palma da mão para atividades de oposição e preensão.
Os movimentos fisiológicos do primeiro metacárpico são: flexão, extensão, abdução e adução.
- Articulações metacarpofalângicas
São articulações condilóides biaxiais coma a extremidade distal de cada metacárpico convexa e a falange proximal côncava, mantida por um ligamento volar e 2 colaterais. Os colaterais tornam-se tensos durante a flexão completa e restringem a abdução e adução nessa posição.
Os movimentos fisiológicos da primeira falange são: flexão, extensão, abdução e adução.
Articulações interfalângianas
Existe uma articulação interfalângiana proximal e uma distal para cada dedo, do 2 ao 5; o polegar tem somente uma articulação interfalângiana.
Os movimentos fisiológicos de cada falange são: flexão e extensão.
Função da Mão
- Relações comprimento-tensão
A posição do punho controla o comprimento dos músculos extrínsecos dos dedos.
- Arqueamento e achatamento
Ocorre arqueamento da mão com flexão dos dedos e achatamento da mão com extensão. O arqueamento melhora a mobilidade da mão para uso funcional e o achatamento para largar objetos.
- Mecanismo extensor
Estruturalmente, o capuz extensor é feito pelo tendão do extensor comum dos dedos. Cada estrutura tem um efeito no mecanismo extensor.
- Padrões de garra e preensão
Garras de potências envolvem agarrar um objeto com dedos parcialmente fletidos contra a palma da mão, com contrapressão do polegar aduzido.
Padrões de precisão envolvem manipulação de um objeto que não está em contato com a palma da mão entre o polegar abduzido e os dedos em oposição.
Controle de Mão
- Controle da mão sem carga (livre)
Envolve fatores anatômicos, contração muscular e propriedades viscoelásticas dos músculos.
Principais Nervos Sujeitos à Pressão e Trauma no Punho e Mão
- Nervo mediano
Ao entrar na mão, esse nervo passa através do túnel cárpico no punho com os tensões flexores. O túnel cárpico é coberto por um ligamento transverso relativamente inelástico, espesso.
- Nervo ulnar
Entra na mão através de uma cava formada pelo osso pisiforme e o gancho do osso hamato, e é coberto pelo ligamento cárpico volar e músculo palmar curto.
- Nervo radial
Entra na mão como nervo radial superficial, que é somente sensorial.
Padrões de Dor Referida e Lesão Nervosa
A mão é o ponto terminal de vários nervos importantes. Lesão ou compressão desses nervos podem ocorrer em qualquer lugar ao longo de seu percurso, da coluna cervical até sua terminação. O que o paciente sente como dor ou distúrbio sensorial na mão pode ser devido a lesão no nervo em qualquer lugar de seu percurso, ou a dor pode ser devida a irritação tecidual na origem segmentar comum.
PROBLEMAS ARTICULARES: MANEJO CONSERVADOR
Diagnósticos Relacionados e Etiologia
Patologias tais como artrite reumatóide e doença articular degenerativa, assim como trauma articular agudo, afetam as articulações de punho e mão.
Problemas / Comprometimentos Comuns
- Artrite Reumatóide
Inflamação sinovial (sinovite) e proliferação tissular com edema, dor, limitação e calor bilateralmente nas articulações de punho e mãos, mais comumente as articulações metacarpofalangiana e interfalângia proximal e no punho.
- Doença Articular Degenerativa e Trauma Articular
Na fase aguda, há edema com movimentação restrita e dolorosa. Na fase crônica, tanto a flexão quanto a extensão se acham limitadas nas articulações afetadas, com uma sensação terminal capsular firme. Fraqueza muscular geral, pouca força de preensão, resistência muscular à fadiga precária.
- Rigidez Pós-Imobilização
Diminuição na amplitude de movimento, rigidez intra-articular, e adesões nos tendões.
Limitações/Incapacidades Comuns
Na fase aguda, todas as atividades de preensão serão dolorosas, interferindo com AVDs como para vestir-se, comer, arrumar-se, fazer a higiene pessoal ou quase todas as atividades funcionais, incluindo escrever e datilografar.
Comentários
Postar um comentário