TENDINITE PATELAR

tendinite patelar


O campeão olímpico de natação, Cesar Cielo, foi impedido de participar de várias competições  devido a um problema bastante comum entre os atletas: a tendinite patelar. A doença é gerada, na maioria dos casos, pelo treinamento em excesso, levando o tendão da patela do joelho ao seu limite de elasticidade e de resistência. 
O desgaste crônico do tendão gera um processo inflamatório, perda da massa muscular das pernas e a um quadro doloroso. Em geral, a dor se localiza acima da patela, no próprio tendão ou abaixo do joelho. No começo ela é mais leve e até melhora com a prática de atividade. 
Quando não tratada, a tendinite patelar piora, levando a dores mais fortes em movimentos simples do dia a dia como subir escadas, cruzar ou estender as pernas, na prática de atividade esportiva, entre outras situações, até que ocorra a ruptura do tendão, que acaba incapacitando a pessoa de se movimentar. 
O médico ortopedista especialista em joelhos é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar a tendinite patelar. Exames de imagem como a ressonância magnética são úteis para escolher o melhor tratamento. Em alguns casos, medicamentos e fisioterapia são suficientes para melhorar o quadro. 
Já em outros, como foi o caso de Cesar Cielo, a cirurgia é necessária. Após a cirurgia, é preciso passar por um processo de reabilitação para aumentar a flexibilidade, a amplitude de movimentos e reconstruir os músculos. 





Prevenção

O alongamento é essencial, pois melhora a elasticidade dos músculos e do tendão. O trabalho de musculação também pode ajudar a fortalecer as pernas. Algumas técnicas de fisioterapia, como a RPG, por exemplo, são boas para corrigir a postura, melhorar a coordenação, entre outros. 
Naturalmente, atletas precisam de treinos constantes, mas é fundamental não ultrapassar os limites. Para os amadores, a dica é usar calçados adequados para cada tipo de esporte e contar sempre com a orientação de um profissional de educação física.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM

MÃO E SEUS MOVIMENTOS