REABILITAÇÃO x JOELHOS

A importância da reabilitação pós-cirurgias nos joelhos

Qualquer cirurgia, por menos invasiva que seja, altera a fisiologia de estruturas como músculos, tecidos e ossos.

Por isso, após um procedimento cirúrgico, é recomendado que o paciente passe pela reabilitação, processo global e dinâmico, orientado para a recuperação física e também psicológica do indivíduo submetido a algum tipo de cirurgia.

A reabilitação visa tratar ou atenuar as sequelas causadas por cirurgias, lesões, traumas, acidentes, entre outros. É importante salientar que a reabilitação está ligada a um conceito mais amplo de saúde, cujo objetivo é acelerar o processo de recuperação do paciente após uma intervenção cirúrgica, tendo como consequência final a retomada das suas atividades cotidianas o mais rápido possível.
Atualmente, a reabilitação é amplamente estudada e utilizada em todo o mundo, mas surgiu na época das grandes guerras, onde milhares de soldados voltavam para casa lesionados, amputados ou com outras sequelas graves, impulsionando a medicina a encontrar uma maneira de tratar esses indivíduos para reintegra-los à sociedade.
A reabilitação é fundamental para tratar traumas, lesões ou depois da realização de cirurgias nos joelhos. A fisioterapia é aplicada com exercícios de alongamento, fortalecimento e/ou relaxamento. O profissional fisioterapeuta pode utilizar diversos recursos como pesos, faixas elásticas, bastão, bolas, cama elástica, bicicleta ergométrica, entre outros, para devolver ao paciente a mobilidade, a flexibilidade e o equilíbrio.
Existem também outros recursos na fisioterapia como o uso de equipamentos de ultrassom, que atuam massageando o local, aliviando a dor e como anti-inflamatório. Em alguns casos, a fisioterapia na água é indicada, assim como bolsas de gelo ou bolsas de água quente.
São muitas as doenças que atingem os joelhos, desde patologias ligadas ao envelhecimento como a osteoartrite, lesões causadas pelos esportes como futebol e corridas, problemas causados pela má postura, uso excessivo de sapatos de salto alto ou doenças congênitas. Em todos os casos, a fisioterapia é um tratamento coadjuvante de alta relevância para que o paciente volte às suas atividades normais e para a recuperação da área lesionada.
Em relação às cirurgias do joelho, a recomendação é começar a fisioterapia no primeiro dia do pós-operatório. O tratamento deve ser progressivo e realizado diariamente até que o indivíduo esteja completamente recuperado. Em geral, as sessões podem durar de 30 minutos a três horas, dependendo de cada caso.
Como já dito anteriormente, a fisioterapia para reabilitação pós-cirúrgica utiliza várias técnicas. Além das já citadas, o laser é útil para diminuir a dor e facilitar a cicatrização. A aplicação de gelo ajuda a reduzir o inchaço e anestesiar o local para a aplicação de massagens. Outras técnicas são aplicadas para lubrificar a articulação, dar amplitude aos movimentos e soltar possíveis aderências, típicas do processo de recuperação dos tecidos.
Durante o processo da reabilitação, o fisioterapeuta irá reavaliar o paciente continuamente para analisar os resultados e assim poder retirar ou acrescentar outras técnicas fisioterápicas, que cumpram melhor o objetivo pretendido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM

MÃO E SEUS MOVIMENTOS