Espondilolistese



A espondilolistese é um escorregamento de uma vértebra sobre a outra, mais comum na região lombar. Ela pode ser congênita, ou seja, a pessoa já nasceu com ela, ou adquirida por estresse ósseo, doença reumatológica, traumatismos, entre outras causas.
Quando sentimos dor contínua, mesmo que não seja tão intensa, é necessário investigarmos. Existem diversos níveis de gravidade. Às vezes, o escorregamento é nível 1, mas podemos agravar a patologia se começamos a correr, causando impacto sobre a coluna. Cada caso é diferente. É necessário consultar um especialista. A resposta individual deve ser levada em conta.

É necessário trabalhar a musculatura envolvida, lembrando-se da casa de força que abriga a coluna lombar, sobre a qual comentamos dois artigos atrás. Quando diminuímos a intensidade dos exercícios, a musculatura fica fraca, aparece a barriguinha, aumenta a instabilidade da coluna, e as dores surgem. Por outro lado, se exigimos muito do nosso corpo, geramos muito impacto sobre a coluna, e podemos agravar uma listese já existente.

No caso da espondilolistese, dependendo dos sintomas, é necessário ter sessões de hidroterapia com tratamento específico, utilizando as propriedades físicas da água para estabilização lombar e diminuição do quadro álgico.

Na água, temos maior facilidade para realizar os exercícios devido à diminuição de carga sobre as articulações por causa do empuxo, força que vem de baixo para cima. Podemos correr, saltar e chutar, movimentos impossíveis de serem realizados fora da água por muitos alunos que sofrem de problemas como a espondilolistese. Em contrapartida, a água em movimento oferece uma resistência catorze vezes maior que o ar. Sendo necessário realizar bastante força para vencer a turbulência criada pelo movimento. Vamos experimentar a hidroterapia primeiro e, após a recuperação, passamos para natação, hidroginástica, hidropilates, hidrorunning, e outras atividades.

 Após um bom tratamento, com a aquisição da consciência corporal, com o domínio da respiração e o fortalecimento da musculatura, o atleta pode correr primeiro na água sem colocar os pés no chão e sem impacto. Depois com 10% do peso corporal, aumentando gradativamente até 50% do mesmo.

O atleta que gosta de correr no solo pode arriscar alguns trotes na areia, intervalando com a natação, dependendo da resposta do corpo. Devemos adaptar o nosso corpo à realidade existente, mantê-lo em bom estado e não piorá-lo. O maior objetivo é manter nossa qualidade de vida.

À medida que os anos passam, nossos ossos e músculos também se modificam. A lenda de que engordamos um quilo a cada dois anos não é verdadeira, mas é fato que o metabolismo fica mais lento. Por isso, a atividade física é importante para mantermos nosso arcabouço muscular protegendo ossos e articulações. Assim podemos manter a independência de ir e vir, subir e descer escadas, caminhar, dançar, praticar esportes, correr, nadar, fazer hidroginástica... Manter nossa vida ativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM