Drenagem Linfática

DRENAGEM LINFÁTICA: 


INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES


QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE TIPO DE CONHECIMENTO?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que já abordamos aqui em nosso site e que, além de tantos outros benefícios, como ajudar a combater a celulite, ajudar na eliminação de toxinas e ser uma excelente ferramenta no processo de emagrecimento, por exemplo, é indicada para tantos outros casos, principalmente em clientes em estados pós-operatório. Entretanto, apesar dos benefícios que a técnica, quando bem aplicada traz, o profissional deve prestar atenção nas indicações e contraindicações da drenagem linfática antes de aplicar no cliente.
Podemos definir a circulação linfática do nosso corpo como um meio de transporte.
Durante a sessão de drenagem linfática, o sistema linfático é estimulado, inclusive promovendo a diurese pelos rins. Isto é um grande benefício, pois promove a eliminação de resíduos metabólicos e toxinas.

Antes de iniciar a sessão de drenagem é fundamental que o terapeuta tenha feito uma excelente avaliação de seu cliente, pois agentes infecciosos como fungos, vírus e bactérias, também são transportados durante a estimulação do sistema linfático. Surge então, a necessidade de conhecermos a fundo as indicações e contraindicações da drenagem linfática.
Indicações e contraindicações da drenagem linfática

INDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA

As sessões de drenagem linfática são indicadas para: redução de edemas e linfedemas, fibro edema gelóide e lipoesclerose, insuficiência venosa crônica, cefaleias, nevralgias, edemas gestacionais, síndrome pré-menstrual, mastalgia, fadiga, dores nas pernas e desconforto pélvico, irritabilidade, ansiedade, tratamento pós-cirurgia plástica, rinites, sinusites, faringites entre outros.

CONTRAINDICAÇÕES DA DRENAGEM LINFÁTICA

As sessões de drenagem linfática são contraindicadas nos seguintes casos: pessoas com câncer, tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva, hipertireoidismo, entre outros.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM