As modalidades de biofeedback mais utilizadas


As modalidades de biofeedback mais utilizadas são:


Eletrodérmica (GSR)
Térmica (TEMP)
Eletromiográfica (EMG)
Eletroencefalográfica ou neurofeedback (EEG)
GSR - Resposta galvânica da pele

O instrumento de feedback de reação eletrodérmica mede a condutividade elétrica da pele dos dedos e da palma da mão e se faz por meio da passagem de uma microcorrente elétrica insensível pela superfície da pele, medindo-se a resistência a essa passagem. 

Quando as glândulas sudoríparas estão ativas a resistência da passagem da corrente diminui. Em caso contrário a resistência aumenta. A medida da resistência elétrica traduz a atividade ou inatividade das glândulas sudoríparas as quais, por sua vez, são um reflexo da atividade do sistema nervoso simpático. Assim, a análise do padrão de resposta elétrica da pele permite estabelecer a relação entre estado emocional e a atividade do sistema simpático, deste modo, encontrar a melhor condição para cada indivíduo em particular. Essa técnica tem sido usada no tratamento da sudorese excessiva, relaxamento, treinamento de dessensibilização e Estresse.


TEMP - Temofeedback


Um instrumento de feedback termal mensura o fluxo sanguíneo da pele e consiste em alterar a temperatura nos dedos das mãos ou dos pés, variação esta em íntima correlação com as condições de vasodilatação e vasoconstricção neste locais. A vasodilatação é acompanhada de aumento de temperatura, ao contrário da vasoconstricção. Também se podem avaliar as condições emocionais do sujeito, expressas pela ativação e desativação do sistema nervoso simpático e parassimpático. Desta forma, o controle vasomotor pode ser treinado e condicionado. O feedback de temperatura dos dados é uma ferramenta útil em treinamento de relaxamento e é também utilizado em tratamento de disturbios vasculares específicos, incluindo enxaqueca, doença de Raynaud , hipertensão essencial e complicações vasculares.


EMG - Eletromiografia


O feedback eletromiográfico mensura a atividade elétrica dos músculos esqueléticos, a qual expressa o grau de contração ou relaxamento dos mesmos. Desta maneira é possível treinar o indivíduo a utilizar a musculatura quando for indicado, ou , então, produzir um relaxamento físico. É usado para treinamento de relaxamento de musculatura específica e é a modalidade primária para o tratamento de cefaléia de tensão, bruxismo e problemas da articulação têmporo-mandidular, dor crônica, espasmo muscular, paralisia parcial, (traumatismos craniano, AVC, paralisia cerebral e lesado medular) e outras disfunções musculares.


EEG - Neurofeedback


O Neurofeedback ou feedback eletroencefalográfico consiste em medir as ondas elétricas do cérebro, tal como acontece no eletroencefalograma clássico. Pode-se então, treinar o indivíduo a aumentar ou diminuir a produção (amplitude e ou freqüência) de qualquer uma das faixas de ondas cerebrais, conforme o estado físico e subjetivo que se almeja alcançar. Técnicas de biofeedback de EEG são utilizadas no tratamento de epilepsia, distúrbio de déficit de atenção em crianças, adolescentes e adultos, alcoolismo, dependência química e outros distúrbios devidos a drogadicção, traumatismo craniano, desordem de sono e insônia, depressão e distúrbio do pânico.
ECG - (feedback cardíaco) 

Onde se mede e se controla a frequência e a pressão arterial e o feedback respiratório, onde se controla o tipo de respiração (torácica e diafragmática) e a frequência respiratória.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM