O que é Ergonomia?

O que é Ergonomia?




Entre diversos conceitos e definições existentes, vale entendermos que Ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais (sentados, em pé, empurrando, puxando e levantando cargas), fatores ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informação (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas, interessantes). A conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. A ergonomia baseia-se em conhecimentos de outras áreas científicas, como a antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, toxicologia, engenharia mecânica, desenho industrial, eletrônica, informática e gerência industrial. Ela reuniu, selecionou e integrou os conhecimentos relevantes dessas áreas, para desenvolver métodos e técnicas específicas para aplicação desses conhecimentos na melhoria do trabalho e das condições de vida, tanto dos trabalhadores, como da população em geral (Dul & Weerdmeester, 2004).






O Laudo Técnico Ergonômico e a Análise Ergonômica do Trabalho visam atender ao prescrito na NR-17, Portaria 3751 de 23 de Novembro de 1990, do Ministério do Trabalho.
Laudo Ergonômico é um documento que responde todas as questões ergonômicas relativas à uma situação de trabalho. Um “Laudo” geralmente é requerido mediante uma solicitação do auditor fiscal do trabalho, quando encontrada alguma irregularidade, alguma situação de não conformidade. Aproxima-se mais do sentido de perícia. O termo Análise Ergonômica do Trabalho denota investigação de maior amplitude e profundidade, com objetivos mais amplos. Sua metodologia prevê “Instrução da Demanda”, “Análise Sistemática” dos trabalhadores, objetivando modificar as situações de trabalho por meio da compreensão do mesmo, com o envolvimento dos colaboradores no processo da análise. Por último, a “Validação, Restituição e Projetos”.


  • Análise Ergonômica do Trabalho
  • Consultoria e Assessoria Ergonômica
  • Perícia Ergonômica (nexo causal)
  • Diagnóstico Ergonômico / Análise das Tarefas;
  • Arquitetura, Design e Ergonomia;
  • Projetos Ergonômicos (Intervenções ergonômicas no projeto de ambientes e postos de trabalho);
  • Serviço de avaliação e coleta de dados referentes às questões relacionadas à Ergonomia através da aplicação de ferramentas específicas com o objetivo de identificar os principais riscos ergonômicos e mapear os setores mais críticos da empresa;
  • Treinamento de Comitês de Ergonomia
  • Avaliação e Orientação Postural e Ergonômica (Blitz Postural e Ergonômica)
  • Palestras e Treinamentos em Ergonomia e Saúde Ocupacional



Laudo Ergonômico x Análise Ergonômica

Uma vez realizada a Análise Ergonômica, o cliente poderá utilizar nossos serviços para auxiliar e direcionar o trabalho de adaptação ergonômica, como também implantar programas preventivos e corretivos ligados à saúde do trabalhador.

Treinamentos fornecidos à empresas que queiram implantar ou já possuam um Comitê de Ergonomia, procurando qualificá-lo e prepará-lo para o desenvolvimento de projetos em ergonomia. Carga horária de 20 hs. Há certificados ao final do curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM