LESÕES MAIS COMUNS EM CADA ESPORTE



VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS LESÕES MAIS COMUNS EM CADA ESPORTE???




A lesão é uma possibilidade iminente da vida esportiva de todo atleta, amador ou profissional. 

Infelizmente, para quem treina arduamente com uma frequência acima do limite do corpo e principalmete para aqueles que não tem a preparação especifica ela pode levar a dor, desconforto e até a incapacidade de continuar o treinamento.

Na medicina desportiva, hoje, o foco é a prevenção de lesões que vai desde a correção de exercícios de alongamento, a exercícios de fortalecimento do centro do corpo, como por exemplo o "core training", realizado no Pilates.

Lesões mais comuns em cada esporte:

- Tênis — exige do atleta uma preparação física e técnica muito grandes. As lesões mais comuns são musculares da panturrilha, luxação nos ombros, de mão e punho, além de lombar. O golpe que mais causa lesões associadas à prática do tênis é o saque, pois requer um conjunto de movimentos integrados das pernas, do tronco e dos braços.

- Futebol — modalidade de exigência física extremamente complexa, que apresenta várias ameaças ao corpo. Os jogadores sofrem com mais regularidade entorses, distensões e contusões, principalmente nos tornozelos e joelhos. A entorse da maior parte deles aparece quando ocorre um movimento forçado. 

- MMA — proporciona praticamente contato total com o adversário, aumentando riscos de lesões em diversas partes do corpo. Um treinamento com instrutores adequado é essencial para não forçar articulações, músculos e tendões desnecessariamente ou de maneira errada. Por ser um esporte violento, os riscos de lesões simples são os hematomas e contusões. Já as mais complexas são quando um chute acerta, por exemplo, uma articulação, podendo provocar luxações, rompimento de ligamentos ou até mesmo fraturas.

- Natação — quase sem impacto, onde a principal resistência a ser vencida é a água, as lesões causadas por quem é nadador podem acontecer caso o atleta mantenha alta intensidade de treinos, de forma inadequada. As regiões mais afetadas são os ombros e a coluna lombar.

- Voleibol — entorse de tornozelo é a lesão traumática aguda mais comum na modalidade, pois o jogador poder tocar o pé na linha central da quadra aterrizando sobre o pé do jogador oponente ou quando o atleta, ao saltar na execução de um bloqueio aterrissa no pé de seu parceiro.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM