CADEIA CINEMÁTICA ABERTA E FECHADA


O conceito de cadeia cinética originou em 1875, quando um engenheiro mecânico chamado Franz Reuleaux propôs que, se uma série de segmentos sobrepostos forem conectados via articulações pinos, estas articulações interligadas criariam um sistema que permitiria o movimento de uma articulação para afetar o movimento de outro conjunto dentro do link cinético. Dr. Arthur Steindler adaptou esta teoria em 1955, e incluiu uma análise do movimento humano. Steindler sugeriu que as extremidades deveriam ser vistas como uma série de segmentos rígidos, e que se sobrepõem a cadeia cinética definida como uma "combinação de várias articulações dispostas sucessivamente que constituem uma unidade de motor complexo". Os movimentos que ocorrem dentro destes segmentos apresentam-se como dois tipos primários abertos e fechados.

Movimento de cadeia aberta
Steindler definiu cadeia cinética aberta como uma combinação de articulações dispostas sucessivamente, no qual o segmento terminal pode mover-se livremente. Num movimento de cadeia aberta, o aspecto da extremidade distal, ou no fim da cadeia mais distante do corpo, move-se livremente e não está fixado a um objeto. 

Movimento de cadeia fechada
Steindler definiu exercício cadeia cinética fechada como uma condição ou o ambiente no qual o segmento distal externo encontra resistência considerável e restringe o movimento. Num movimento de cadeia fechada, a extremidade distal da extremidade é fixada, salientando compressão articular e, consequentemente, estabilizando as articulações. Exercícios de cadeia fechada, são considerados como sendo mais funcional do que os exercícios de cadeia aberta.

Entender como o corpo e todos os seus segmentos trabalham em conjunto é essencial para o desenvolvimento de programas de exercícios eficazes. É por isso que essa é uma das área em que o Fisioterapeuta domina muito bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM