FISIOTERAPIA MANIPULATIVA - TERAPIA MANUAL


Fisioterapia Manipulativa, também conhecida como Terapia Manual, é uma especialidade da fisioterapia que atua essencialmente através de técnicas manuais. Combina a prática clínica manual com avanços científicos dando assim ao profissional da fisioterapia habilidades na avaliação, precisão no diagnóstico e eficácia no tratamento das condições que afetam os diversos sistemas do corpo humano. 

Esta ciência baseia-se na teoria de que o corpo humano é um complexo integrado, de tal maneira que a estrutura e a função de seus componentes são indissociáveis e inter-relacionadas. Para um bom funcionamento de todo o organismo, estes dois fatores (estrutura e função) devem estar em harmonia. Dessa forma, a enfermidade é  decorrente de uma perturbação de um ou de outro fator, e as técnicas manipulativas são um meio de restauração dessa harmonia.

Assim como a quiropraxia, a Fisioterapia Manipulativa não faz parte da MTC (Medicina Tradicional Chinesa), mas pode ser utilizada como um recurso terapêutico paralelo a acupuntura, e assim, acelerando e qualificando o processo de reabilitação no caso de algumas patologias. O termo Fisioterapia Manipulativa engloba um grupo de técnicas, dentre as várias existentes destacamos as que nós utilizamos:

Mobilização Neural

Técnica criada pelo fisioterapeuta australiano Dr. David Buttler, que visa restaurar e potencializar o funcionamento do sistema nervoso periférico (nervos e raízes nervosas) por meio de trações nos nervos e raízes nervosas, através de alongamento por movimentos específicos dos membros.

Manipulação Vertebral de Maitland

Técnica de tratamento da coluna vertebral desenvolvida pelo fisioterapeuta australiano Dr. Joffrey Douglas Maitland, consiste em avaliar sistematicamente a biomecânica da coluna e restaurar o melhor funcionamento das estruturas osteo-neuro-musculares (de ossos e articulações, nervos e músculos) da coluna por meio de mobilizações e manipulações das articulações das vértebras da coluna.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva de Kabat

Esta técnica foi idealizada nos Estados Unidos e iniciada pelo médico Dr. Herman Kabat e pelas fisioterapeutas Dra. Margareth Knott e Dra. Dorothy Voss, é uma técnica de tratamento que emprega exercícios físicos ativos resistidos (contra a força do terapeuta) para restaurar padrões de movimentos e fortalecer músculos deficientes com o objetivo de reabilitar o bom funcionamento do sistema músculo-esquelético (articulações e músculos) e potencializar este funcionamento ao máximo possível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM