EMG - ELETROMIOGRAFIA BIOFEEDBACK

EMG - ELETROMIOGRAFIA BIOFEEDBACK

Programa de Reabilitação com Técnica de Biofeedback:

É uma modalidade terapêutica integrante do processo de Fisioterapia que pode auxiliar indivíduos com distúrbios do movimento. A terapia com Biofeedback é realizada colocando-se eletrodos sobre a pele que recobre o músculo a ser trabalhado. Estes eletrodos captam e transmitem ao computador um sinal eletromiográfico que corresponde à resposta do músculo contraído. Este sinal é transformado em linhas luminosas com variedade de cores na tela do computador, permitindo ao paciente visualizar a contração ou relaxamento do grupo muscular trabalhado e o quanto esse alcance está próximo à meta estabelecida pelo fisioterapeuta.


Está indicado na reabilitação de lesões como: disfunção fêmuro-patelar, subluxação patelar, condromalácia, lesões do manguito rotador, distensões de isquiotibiais, ombro congelado, transferências músculo tendíneas; lesão medular parcial, Síndrome de Guillain-Barré, acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, traumatismo craniano, neuropatias e paralisia facial, além de ser utilizada como recurso de relaxamento em alguns casos de cefaléias.

O programa conta inicialmente de uma avaliação para determinar o grau de capacidade e funcionalidade do paciente. 

O biofeedback será aplicado no mínimo por 5 sessões com duração de 1 hora.

É esperado que o paciente obtenha maior controle e consciência da contração e do relaxamento muscular. É um método altamente estimulante para o paciente e com evidências na literatura de que programa de reabilitação física associado ao biofeedback potencializa os resultados.

Está contra-indicado em situações de músculos plégicos ou sem possibilidade fisiológica de contração muscular voluntária; alterações de funções corticais superiores (afasia de compreensão, apraxia motora); alteração de concentração, compreensão e deficiência mental ou visual importante.

O tratamento com Biofeedback não substitui a Fisioterapia clássica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM