BOBATH - MÉTODO EVOLUTIVO

Chamado por seus autores Karel e Berta Bobath (imagem abaixo) de Tratamento Neuroevolutivo, "filosofia de tratamento"; Compõe manuseios adequados com estímulos sensoriais que promoverão 
movimentos normais; Trabalha com inputs normais para se conseguir outputs normais; 

A criança deve ser vista e tratada como um todo; 
Os planos de tratamento devem ser traçados para atender as 
necessidades individuais da criança; 

Tratamento Neuroevolutivo se baseia em 2 fatores importantes: 

1. Interferência na maturação normal pela lesão gera um atraso no DNPM 
da criança; 

2. Tônus postural anormal leva a padrões anormais de postura e movimento; 

*O tônus postural anormal é resultado de uma lesão que afeta todos os 
níveis do controle Neurológico de um movimento qualificado, produzindo 
mudanças nos componentes posturais e voluntários "

A hipertonia não é um fenômeno local e sim algo observado em padrões definidos; 

Modificando-se esses padrões posturais anormais, a hipertonia pode ser 
reduzida, haverá a possibilidade de movimentos com menos esforços, em 
maiores amplitudes e experiências sensório-motoras mais normais. 

Prepara-se a criança para uma atividade funcional, e fornece-se os 
padrões motores necessários; 

Durante a realização da tarefa funcional, mobilizações e alongamentos 
ativos são realizados, bem como a prática dos componentes do 
movimento. 

No tratamento a criança não é permitida a realizar movimentos anormais 
ou com esforços excessivos, quando há possibilidade de realizar em uma 
maneira mais eficiente. 

O trabalho em equipe de todos aqueles envolvidos com a criança é um 
dos aspectos mais importantes do método. 

O conceito de manipulação e tratamento da criança precisa ser 
compreendido por todos da equipe. 

OBJETIVOS DO MÉTODO: 

Modificação dos padrões de tônus postural anormal e facilitação de 
padrões motores mais normais para uma maior variedade de habilidades 
funcionais. 

As metas de tratamento são determinadas após uma detalhada análise do 
repertório atual das habilidades da criança, juntamente com a própria 
criança e a família; 

Técnicas de inibição, facilitação e estimulação podem ser adaptadas a 
qualquer tipo de paralisia cerebral. 

INIBIÇÃO COMBINADA COM A FACILITAÇÃO: 

Através de manuseios adequados, o terapeuta conduz e controla a 
resposta da criança ao input sensorial (brincadeira ou manipulação), 
porém deve retirar gradualmente a ajuda, de forma que a criança 
aprenda a controlar os seus movimentos. 

FATORES DETERMINANTES: 

Modificações nos padrões de tônus postural e padrões de atividades anormais; 

Trabalho em equipe e participação da família; 

Transferência das aquisições motoras para o dia a dia da criança 

EVOLUÇÃO DO MÉTODO: 

Utilização das posturas inibitórias de reflexos (transferência 
espontânea para o movimento); 

Inclusão do desenvolvimento de movimentos no tratamento (exercícios Bobath); 

Inclusão das reações de equilíbrio e endireitamento (utilização dos 
padrões dinâmicos de inibição reflexa); 

Necessidade de uma transição direta do tratamento em atividades 
funcionais, utilizando inibição combinada com facilitação de 
movimentos; 

Modificação da avaliação e planejamento de tratamento: observação da 
criança e de sua mãe; 

CONTRA-INDICAÇÕES: 

Presença de alterações estruturais e irreversíveis nos músculos, 
articulações ou tecidos moles. 


DEFINIÇÕES: 

Facilitação: Técnica de manuseio que faz os movimentos ativos mais 
fáceis e os torna possíveis; 

Inibição: Habilidade de se refrear uma ação em favor da outra; 

Pontos-Chaves: Partes do corpo que permitem o controle e modificação 
dos padrões estruturais e de movimentos em outros segmentos, podem 
inibir, facilitar e estimular. 

Tapping: Permite o aumento de tono através de estimulação tátil e 
proprioceptiva, com o objetivo de manutenção automática de uma posição 
desejada ou movimento contra gravidade; 

Placcing: descreve o que acontece quando um membro é posicionado pelo 
terapeuta, que retira repentinamente o apoio, o paciente deve ser 
capaz de sustentar pelo menos por um momento. 

TRATAMENTO NEUROEVOLUTIVO BOBATH 

1943: posturas inibitórias de reflexos 

Trabalho estático: posicionamento e manutenção de postura > trabalho 
árduo do terapeuta > as crianças não aprendiam a mover-se. 

Inclusão dos movimentos no tratamento (imitando crianças normais) > 
trocas posturais (quadros de um filme) > padrões posturais isolados ás 
seqüencias de movimento. 

Reações de equilíbrio e endireitamento > base para a habilidade de 
mover contra a gravidade e promover grande variedade de movimentos e 
destrezas > trabalho mais dinâmico > facilitação de seqüências de 
movimentos automáticos > pontos chaves de controle > inibição da 
atividade anormal X facilitação da atividade normal.

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