PELE


O que é Pele e quais suas funções principais? 





O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano - corresponde a 16% do peso corporal. Ele é uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente, que envolve toda a superfície do corpo. Mais do que um simples invólucro, a pele é um órgão extremamente complexo, responsável por várias funções vitais. Além de proteger o organismo contra infecções, doenças e outras agressões do ambiente, ela desempenha um papel fundamental no controle da umidade e temperatura do corpo - o que, entre outras coisas, permite que o ser humano se adapte aos mais diversos climas, inclusive os mais inóspitos. A pele é também um termômetro preciso do estado geral de saúde do organismo. Ela reage a fatores internos e externos, tais como alimentação, alterações hormonais, ação do tempo, estresse, variações climáticas, poluição e radiação solar, entre outros. A combinação desses agentes interfere diretamente no funcionamento e também na aparência da pele. Por isso mesmo, para mantê-la sempre saudável e bonita é necessário corrigir e prevenir eventuais desequilíbrios - sejam eles intrínsecos ou extrínsecos. 

A pele é dividida em: 
• Epiderme: A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. É nessa parte mais profunda que se produz a queratina — proteína resistente e impermeável responsável pela proteção.
• Derme: É um tecido conjuntivo que sustenta a epiderme. A derme é constituída por colágeno, elastina e proteínas. A pele tem a função de proteger os tecidos subjacentes, regular a temperatura e reservar nutrientes, além de conter terminações nervosas sensitivas. A pele é o maior órgão do organismo e requer cuidados especiais. Caso contrário podem surgir problemas como: • Ressecamento: provocado pela falta de ingestão de água e negligência de uma alimentação natural, que proporciona hidratação à pele, e ainda a não utilização de hidratantes de pele de origem cosmética ou farmacêutica. 
• Queimaduras: provocada pela exposição exagerada ao sol ou ainda por acidentes com substâncias quentes e outras. 
• Alterações de coloração: provocada por bronzeamento ou por aparecimento de manchas brancas, ásperas e arredondadas que descamam irregularmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MÃO E SEUS MOVIMENTOS

DISFUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR - ATM